terça-feira, 6 de setembro de 2016

EaD

O avanço tecnológico e a globalização da educação e da informação têm trazido novos rumos às Instituições de Ensino e novos desafios aos professores. A sociedade está se adaptando às novas tecnologias e aos efeitos da globalização e vem cobrando destas instituições e dos professores novas atitudes, novos modelos de planejamento e apresentando novas demandas. Um dos principais desafios enfrentados atualmente pelas instituições de ensino e professores é o oferecimento de cursos de graduação a distância. Assim, esse novo contexto exige dos envolvidos uma nova postura tanto em relação à gestão administrativa quanto à pedagógica para o oferecimento de cursos de graduação a distância. Este artigo apresenta uma discussão sobre os desafios que o tutor presencial enfrenta ao assumir esse papel, suas dúvidas e anseios. Além disto, relata a experiência de dois anos da tutoria presencial no curso de graduação de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância da Universidade Federal de Pelotas. 2. O Papel do Tutor Segundo Moran (2004) “Uma das reclamações generalizadas de escolas e universidades é de que os alunos não agüentam mais nossa forma de dar aula. Os alunos reclamam do tédio de ficar ouvindo um professor falando por horas,...”. Isso significa que algo está errado e precisa ser mudado. E as mudanças necessárias conduzem a um repensar nos papéis dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. V. 6 Nº 1, Julho, 2008 2 CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação na modalidade de Educação a Distância (EAD) os novos papéis se tornam ainda mais evidentes, já que nessa modalidade, segundo Dohmem apud Nunes (1992) a Educação a Distância (Ferstudium) é uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são executados por um grupo de professores. Neste grupo de professores, agora orientadores, estão os professores pesquisadores, formadores, tutores a distância e o presencial. Nessa linha dos novos papéis e com a Educação a Distância surgem novos conceitos. Um desses conceitos, e que ainda não está claro é o de tutoria. A tutoria pode ser entendida como uma ação orientadora global, chave para articular a instrução e o educativo. O sistema tutorial compreende, desta forma, um conjunto de ações educativas que contribuem para desenvolver e potencializar as capacidades básicas dos alunos, orientando-os a obterem crescimento intelectual e autonomia, e para ajudá-los a tomar decisões em vista de seus desempenhos e suas circunstâncias de participação como aluno. (Souza et al., 2007) Segundo Dandolini (2007) o sistema de tutoria deve trabalhar com os seguintes objetivos: auxiliar os alunos na construção autônoma do conhecimento, motivar os alunos para o trabalho cooperativo e colaborativo, auxiliar os alunos a organizarem seus estudos, provocar questionamentos e sanar suas dúvidas. Um sistema de tutoria eficaz permite aproximar todos os sujeitos envolvidos na ação educativa, desde o coordenador do curso até o aluno no pólo. Assim, para termos a garantia de que haja comunicação entre todos os agentes envolvidos no curso, o papel do tutor é imprescindível (Philipsen et al., 2007) pois é ele que está entre os alunos e os professores e coordenação. Segundo Peters (2006) a tutoria entra, então, como uma peça indispensável no processo de orientação dos alunos de um curso a distância. O tutor aos poucos deve fazer com que os alunos percebam o quanto o trabalho colaborativo pode ajudar no processo ensino-aprendizagem. Para auxiliar o aluno nesse processo é necessário que o tutor assuma o papel de orientador e motivador e que o material didático e os métodos utilizados sejam adequados (Buchanan, 2000).
Os desafios de ser tutor num Curso a Distância
Vanderleia Leitzke – Profª M. de Turuçu- vanderleka@hotmail.com
Gertrudes Aparecida Dandolini - UFSC – gtude@egc.ufsc.br
João Artur de Souza - UFSC – jartur@egc.ufsc.br

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