sábado, 10 de setembro de 2016

Artigo: Competências dos professores, tutores e alunos e a formação de professores para a modalidade EAD

             

Especialização em Informática Aplicada à Educação
Disciplina: Ambientes virtuais de aprendizagem e internet
Professor Claiton Marques Correia

Competências dos professores, tutores e alunos e a formação de professores para a modalidade EAD

Eliane Aimi Rigon, licenciada em Matemática (IFFAR), elianearigon@gmail.com
Grede Batista Brasil, licenciada em Pedagogia (FAFISB), gredebrasil@gmail.com
Jaqueline da Silva Ponssoni, graduada em Administração (UERGS), jsponssoni@gmail.com
Leandro Barbosa , licenciado em Física (IFFAR), leandro.sborja@gmail.com
Martina Isnardo Gusmão, licenciada em Letras (FAFISB), Especialista em Leitura e Produção Textual (URCAMP), Especialista em PROEJA (IFAR), Especialista em Supervisão e Orientação Escolar (UNICID), martinaisnardog@gmail.com

RESUMO: O presente artigo aborda as competências dos professores, tutores e alunos e enfatiza os desafios da formação desses profissionais da modalidade Educação a Distância – EAD. Cientes de que o espaço da sala de aula dessa modalidade e os papéis de cada envolvido no processo são diferentes dos presenciais e exigem competências diferenciadas, faz-se necessário o estudo sobre o que lhe cabe. Tais diferenças encontram-se no uso das novas tecnologias, que dão suporte ao processo de ensino e aprendizagem e possibilitam a interação em relação ao tempo e ao espaço no que se refere ao estudo e conhecimento. Apesar de relativamente nova, a modalidade EAD encontra espaço no mundo moderno, diante da evolução tecnológica, dada as possibilidades de interação, otimização do tempo e localização. Assim, torna-se imprescindível a formação desses novos profissionais que surgiram, elencando competências mínimas necessárias para o papel de professor, tutor e aluno do ensino EAD. É o que trata este artigo, resultado de estudos bibliográficos acerca do tema abordado.             

CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/file/d/0B9LChCB6cwQFOVNRN3NIT0s5cGRtWVRVQm85Y2Utei1aVm1V/view

Nenhum comentário:

Postar um comentário