Especialização em Informática
Aplicada à Educação
Disciplina: Ambientes virtuais de
aprendizagem e internet
Professor Claiton Marques Correia
Competências dos
professores, tutores e alunos e a formação de professores para a modalidade EAD
Eliane Aimi Rigon, licenciada em Matemática (IFFAR),
elianearigon@gmail.com
Grede Batista Brasil, licenciada em Pedagogia (FAFISB), gredebrasil@gmail.com
Jaqueline da Silva Ponssoni, graduada em Administração
(UERGS), jsponssoni@gmail.com
Leandro Barbosa , licenciado em Física (IFFAR),
leandro.sborja@gmail.com
Martina Isnardo Gusmão, licenciada em Letras (FAFISB),
Especialista em Leitura e Produção Textual (URCAMP), Especialista em PROEJA
(IFAR), Especialista em Supervisão e Orientação Escolar (UNICID),
martinaisnardog@gmail.com
RESUMO: O presente artigo aborda as competências dos
professores, tutores e alunos e enfatiza os desafios da formação desses
profissionais da modalidade Educação a Distância – EAD. Cientes de que o espaço
da sala de aula dessa modalidade e os papéis de cada envolvido no processo são
diferentes dos presenciais e exigem competências diferenciadas, faz-se
necessário o estudo sobre o que lhe cabe. Tais diferenças encontram-se no uso
das novas tecnologias, que dão suporte ao processo de ensino e aprendizagem e
possibilitam a interação em relação ao tempo e ao espaço no que se refere ao
estudo e conhecimento. Apesar de relativamente nova, a modalidade EAD encontra
espaço no mundo moderno, diante da evolução tecnológica, dada as possibilidades
de interação, otimização do tempo e localização. Assim, torna-se imprescindível
a formação desses novos profissionais que surgiram, elencando competências
mínimas necessárias para o papel de professor, tutor e aluno do ensino EAD. É o
que trata este artigo, resultado de estudos bibliográficos acerca do tema
abordado.
CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA CLICANDO NO LINK ABAIXO:
https://drive.google.com/file/d/0B9LChCB6cwQFOVNRN3NIT0s5cGRtWVRVQm85Y2Utei1aVm1V/view
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